segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um texto muito interessante!!!

Li este texto, é muito edificante, Deus usou o Pr. David para nos fazer refletir!!!
Espero que vocês gostem da leitura.
Em Cristo
Pr. AKyama


Um Líder que Brilha
Sete Relacionamentos que Levam à Excelência
David Kornfield
A resplandecente Estrela da Manhã nos chama para sermos, também, estrelas a brilhar no meio de uma geração depravada e corrompida (Fp 2.15).  Existem muitas estrelas, mas nem todas realmente brilham.  Da mesma forma, há bastante líderes bons; porém é bem mais raro encontrar líderes excelentes que permanecem assim através dos anos.
O líder realmente grande demonstra sua grandeza na habilidade de vivenciar o Grande Mandamento de amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo (Mt 22.36-40).  Quer dizer, essa pessoa é fantástica em se relacionar, até consigo mesma, tendo uma harmonia interna que se reflete em suas relações externas.  A Grande Comissão de fazer discípulos (Mt 28.18-20) também se pode entender como profundamente relacional, uma vez que define o discipulado como Jesus o definiu: uma relação comprometida e pessoal.

Sete relacionamentos são fundamentais para nos transportar da condição de bons para excelentes.  Ninguém será um líder que verdadeiramente brilha se não se sobressair em cada um deles, se relacionando bem com:
  1. Jesus Cristo
  2. Consigo mesmo
  3. Sua família
  4. Um grupo pastoral
  5. Sua equipe (para um pastor, isto seria sua equipe pastoral)
  6. Um líder pastoral, discipulador ou mentor
7.       Amigos íntimos
Visualizemos os sete itens acima através de uma estrela.  O centro dela é Jesus Cristo e nada pode tomar o Seu lugar de destaque.  Devemos estar e permanecer n’Ele para fazermos a diferença e brilharmos.  O verdadeiro filho não pode fazer nada de si mesmo (Jo 5.19).  Isso se aplica a nós e não apenas a Jesus.  Ele esclarece isso quando diz que sem ele, não podemos fazer coisa alguma, que não podemos dar fruto sem permanecer nele (Jo 15.4, 5).  A prioridade deste relacionamento fica claro no Grande Mandamento e no chamado a buscar a Ele e sua justiça em primeiro lugar, sabendo que todas as outras coisas serão acrescentadas (Mt 6.33).








Em segundo lugar, o líder estrela se relaciona bem consigo mesmo.  Gosta de si mesmo, sem ser orgulhoso.  Leva a sério a advertência de Paulo para Timóteo “Cuide de si mesmo...” (1 Tm 4.16).  Cuida de sua saúde física, emocional e espiritual.  Ele se entende.  Conhece seu chamado, dons e pontos fortes, como também suas vulnerabilidades e fraquezas.  Ele se esforça em crescer, em se afiar e não se acomodar, ao mesmo tempo que fica patente que isso é a graça de Deus agindo nele e não apenas o seu próprio esforço (1 Co 15.10).
Uma terceira prioridade, após Deus e o cuidado consigo mesmo, é ter uma família que brilha, onde o mistério do amor entre Cristo e a Igreja se revela no amor entre marido e mulher.  Refletir o Reino de Deus e desfrutar disso em casa é fundamental para a vida e ministério de qualquer líder pastoral (1 Tm 3.2, 4-5, 10; 5.8).  A família é como um farol que não pode ser escondido, sua saúde e alegria (ou a falta do mesmo) sendo evidente.  Se ela não está bem, levanta sérias perguntas quanto à integridade e validade do ministério do líder.  Quando brilhamos nisto, as pessoas são atraídas a nosso casamento e família, vendo-o como um exemplo num mundo que carece terrivelmente disso.
Em quarto lugar, o líder estrela precisa de um grupo pastoral que o ame, o aceite e nutra; que o ajude na prestação de contas e ande junto dele no dia-a-dia, encorajando-o, fortalecendo-o e, quando preciso, confrontando-o em amor.  Esse grupo cumpre as palavras de Paulo quando ele diz aos presbíteros de Éfeso “Cuidem de vocês mesmos...” (At 20.28).  Para funcionar bem é interessante que o grupo seja pequeno mesmo, um grupinho de 3-4 pessoas, onde todos realmente se conhecem, abrem seus corações e cuidam uns dos outros, até de forma preventiva para que problemas maiores nem apareçam.
Em quinto lugar, todos temos um chamado e precisamos de uma equipe para realizá-lo.  Ninguém vai longe sozinho.  Precisamos de parceiros, aliados, com o mesmo chamado e que nos provocam, estimulam e complementam; aliados que nos apoiam nos momentos em que o desânimo nos acomete e nos protegem de nossos pontos fracos.  Um grande segredo para o sucesso como líder é ter um co-líder, um sucessor, um escudeiro que o acompanha, o seu braço direito.  Através desta equipe realmente estendemos o Reino de Deus para outros. 
Em sexto lugar, o líder estrela tem um mentor que se importa com ele.  Um mentor ou líder pastoral é alguém que fornece um ambiente de amor e aceitação, onde ele incentiva, exorta, desafia e provoca uma transposição do ordinário para o extraordinário.  Ele acredita profundamente em nós e tem uma graça especial para ministrar à nossa vida.  Encontros com esta pessoa são freqüentemente divinos, quando Deus revela o Seu poder, sabedoria ou presença de forma especial.
E em sétimo e último lugar, um excelente líder tem amigos íntimos, cuja relação não se baseia no ministério.  Esses amigos esclarecem e ressaltam que existe uma vida além do ministério que é preciosa e precisa ser desfrutada.  Amigos são pessoas com as quais abrimos nossos corações; que têm liberdade especial para nos corrigir ou confrontar em amor, especialmente quando somos tentados a exagerar em nossos envolvimentos ministeriais.  O ideal é termos um ou dois amigos íntimos do mesmo sexo e, se for casado, um casal com quem você e seu cônjuge tenham uma amizade especial.  Se puder ter um bom amigo do sexo oposto (além de seu cônjuge), como também alguém não crente, isso acrescenta à sua capacidade de ser uma pessoa equilibrada.  Esses amigos nos ajudam a lembrarmo-nos de que somos “gente” e que precisamos ter momentos de simplesmente desfrutar disso!
Quantos, desses sete relacionamentos, funcionam bem em sua vida?  Realmente vale a pena investir nestas áreas; o retorno será sempre bem maior que nosso investimento.  Se houver alguma ponta da estrela que nem existe em sua vida, corra atrás dela!  Não fique acomodado, não se contente em ser apenas bom.  Pesquisas mostram que a área onde pastores e líderes sentem mais carência é em sua relação com Deus.  Além disso, a maioria dos líderes tem fraqueza na área da família e, muitas vezes, as outras cinco pontas sequer existem! 
Se estes relacionamentos não existem ou não andam bem em nossa vida, é porque não investimos seriamente neles.  A Bíblia diz que se buscarmos, encontraremos.  Se procurarmos, acharemos.  Se batermos na porta, abrir-se-nos-á (Mt 7.7).  Se não desistirmos, se realmente formos sérios em nossa procura, Deus acabará revelando-nos quem deve preencher a lacuna que existir nessa estrela.
Perguntas para reflexão (possivelmente em grupo pequeno):
1.       Que nota (de 0 a 10) você daria a si mesmo em cada um dos relacionamentos ressaltados aqui? 
2.       Em qual das sete áreas você mais gostaria de melhorar?  Como?
3.       Ninguém consegue brilhar no seu campo ou especialidade sem dedicação e disciplina (veja Pv 1.2, 3, 7).  O que você precisa mudar em seu estilo de vida se quiser realmente brilhar?

terça-feira, 7 de junho de 2011

Atividades da I.B.E

  1. Participaremos da Marcha Pra Jesus no próximo dia 11/06 - uma ótima oportunidade para mostrar a força evangélica de nossa Capital!!!
  2. No dia 18/06 evento da Associação Centro - show com Lázaro.
  3. Dia 23/06 iremos conhecer a chácara da irmã Alice e irmão Adolfo.
  4. Dia 25/06 a galera dos jovens e adolescentes reunidos para o Culto Jovem na I.B.E
Vamos participar, Deus tem nos abençõado muito!!!!
Não fique fora!!!!!
Deus tem cuidado de nós.

Pr. Akyama dos Anjos

Porque devo me submeter a Autoridade de Jesus?

Porque devo me submeter a Autoridade de Jesus?
O que significa a Autoridade de Jesus em minha Vida?
Texto: João 1:1-12
Introdução
            Nós existimos por causa de Deus.
Nós vivemos hoje por causa de Jesus
            A minha eternidade depende de Jesus

Devo me submeter a Autoridade de Jesus, porque eu sou criatura de Deus. João 1:1-4
·        Todo criador tem poder sobre sua criatura
·        A criatura não tem vida própria- v.3
·        No caso de Deus, Ele deixou você na luz
·        Ninguém pode tocar em sua criatura sem prévio consentimento. v.5
Devo me submeter à Autoridade de Jesus, porque Deus quer! v.6-9
·        Não fui chamado para ficar quieto
·        Não fui escolhido para ficar inerte, sem ação
·        Não fui chamado para fazer apenas a minha vontade
·        Não fui escolhido por Deus para viver sentado
1.     Pedro  e Tiago eram pescadores – Vocês serão pescadores de homens
2.     Mateus era cobrador de impostos – você será justo, devolva.
3.     Paulo e Silas presos – não se acomodou –cantavam e oravam
4.     Barnabé gostava de ajudar as pessoas – “ consolação”
·        Deus não te chama apenas para ficar de espectadores, somente recebedor.
·        Cargos em igreja é coisa humana, seu DOM não;
·        Se não existe mais na igreja seu cargo – não fique parado –EXERÇA SEU DOM
1.     Não existia o ministério de costureira, nem o cargo de costureira na igreja – Dorcas  costurava para os pobres.
2.     Não havia o ministério de cozinha – a sogra de Pedro cozinhava para as pessoas, o garotinho deu  seu lanche para Jesus fazer seu milagre!
3.     Não havia MCA e nem união de homens, ministério de Jovens, nem ministério infantil, nem ministério de dança. Tudo era espontâneo. Jesus disse “deixai vir a mim os pequeninos”, Miriã dançou com as mulheres.
4.     Havia união de todos. Atos 2: 43-47. Todos se preocupavam com todos e se reuniam de casa em casa.

Devo me submeter a Autoridade de Jesus, por que Ele permitiu que eu me tornasse seu filho.v.12
·        Filho tem direito na herança
·        Filho trabalha para receber seu direito
·        Quem não trabalha ou gasta tudo o que tem fica na miséria
·        Crente que só quer receber, não recebe sua recompensa
·        Filho obedece a ordem de seu pai, Deus disse: Ide , por todo mundo; busque os melhores dons; Ame, perdoe; não afaste da congregação local (sua sinagoga, sua igreja); FILHO QUE DESOBEDECE RECEBE CORREÇÃO.
Devo me submeter a Autoridade de Jesus, por que Ele me Abençoa. v.16
Que nosso Jesus  nos faça pessoa que saiba reconhecer sua Autoridade,
Nos próximos domingos falaremos sobre a Autoridade Pastoral, de Pais, de Homem,
Em Cristo
Amém!!!!
Pr. Akyama dos Anjos